Acesse o sistema Gerenciador Alterdata Pack (PHD).
Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
Clique em Plano de Contas.
Selecione o plano de contas da empresa.
Na aba Definição, acesse Arquivo / Editar.
Preencha todos os campos referentes aos grupos Níveis do plano de contas, Classificação interna e Contas de encerramento.
Certifique-se que os campos estão corretos.
Clique em Gravar.
Vincular Plano Referencial (PHD)
O vínculo de planos referenciais é obrigatório para a geração dos arquivos do Sped ECD e ECF, de modo que todas as contas analíticas estejam vinculadas com o movimento.
Acesse o sistema Gerenciador Alterdata Pack (PHD).
Na tela principal do PHD, clique na aba Manutenção.
Clique em Vincula Plano Referencial.
Selecione o plano de contas.
No campo Plano Referencial, selecione a conta ECF / ECD (A partir do leiaute 3).
Marque o regime de tributação.
Caso tenha mais de uma empresa utilizando o mesmo plano com regimes de tributação distintos, é necessário vincular o plano referencial para cada tipo.
Exemplo:
Empresa 1 (Lucro Real) e Empresa 2 (Lucro Presumido), se ambas utilizam o mesmo plano de contas, é necessário vincular o plano referencial para o tipo Lucro Real e Lucro Presumido, respectivamente.
Selecione o nível e a conta a qual será vinculada.
Selecione a conta referencial correspondente.
Clique em Vincular Classificação Referencial.
Confirme o vínculo.
Configurar Empresa
Na tela principal do Contábil, clique na aba Cadastros.
Clique em Empresas.
Selecione a empresa.
Clique em Editar.
Na aba Dados, marque a opção Gera SPED (ECD - Escrituração Contábil Digital).
Clique em Gravar.
Configurações para emissão do Livro Z (Fiscal)
Para que o sistema leve as informações do livro auxiliar com movimento de inventário, a empresa precisa estar cadastrada no sistema Escrita Fiscal e algumas configurações predefinidas.
Configurar Empresa
Acesse o sistema Fiscal.
Clique em Cadastros / Empresas.
Localize a empresa.
Clique em Editar .
Acesse a aba Geral / Livros.
Informe o número do livro de Inventário de acordo com o que será gerado.
Esta informação será utilizada nos registros:
Posição 2 do registro I012 do livro B;
Posição 2 do registro I012 do livro R;
Posição 3 do registro I030 do livro Z;
Posição 3 do registro J900 do livro Z.
B ou R
Além dos registros que já eram gerados normalmente, serão gerados os registros:
I012 - Identificação do Livro Auxiliar ao Diário ou Livro Principal (esse registro fará a ligação entre os dois aquivos). Na posição 5 é informado o resumo do arquivo auxiliar;
I015 - Identificação das contas que serão declaradas no livro auxiliar. Serão levadas todas as contas vinculadas ao movimento do período.
Z
Registros do Livro Z:
I012 - Identificação da escritura principal;
I015 - Identificação das contas que se referem ao movimento de inventário;
I050 - Detalhamento das contas declaradas no I015 (lembrando que aqui irão como sintéticas, nível 1);
I500 - Definição do tamanho da fonte que será gerado o relatório com o livro de inventário. Será levado 7 de forma fixa para que as colunas se ajustem corretamente ao tamanho do papel;
I550 - Dados do movimento parametrizado conforma registro anterior. Para preenchimento desses registros será considerado o movimento de inventário que contenha data final igual a data final de geração do arquivo;
I555 - Registro parametrizável com totalização. Leva o somatório da coluna valor total;
I510 - Registro parametrizável - A definição das colunas será levada de forma fixa com seus respectivos tipos e tamanhos conforme:
Classificação Fiscal - carácter - 20 posições Discriminação - carácter - 53 posições Unidade - carácter - 10 posições Quantidade - numérico - 20 posições com 4 casas decimais Valor Unitário - numérico - 25 posições com 2 casas decimais Valor Total - numérico - 25 posições com 2 casas decimais
Os demais registros seguem as mesmas regras do livro principal, sendo eles: 0000, 0001, 0007, 0990, I010, I990, J001, J900. 9001, 9900, 9990, 9999. No caso de substituição haverá ainda os registros J801 e J932. Os dois arquivos deverão ser importados e validados individualmente pelo PVA. Sendo que o arquivo com o livro principal terá o passo de Verificar Contas onde serão verificadas se as contas que estão declaradas no livro auxiliar batem com as contas do livro principal.
(Opcional) Caso queira gerar o livro para uma empresa secundária, informe na aba Integração / campo Código Empresa Outro Sistema o número de identificação desta.
Quando a opção de Gerar arquivo consolidado não estiver marcada na geração do Sped, é considerado o movimento de todas as empresas que contenham o campo Código Empresa Outro Sistema com a identificação correspondente á empresa selecionada. No caso de geração do arquivo com as opções Gerar arquivo consolidado e Gerar livro auxiliar com movimento de inventário marcadas na geração do Sped, é apurado no Fiscal o inventário de todas as empresas selecionadas (centralizadora e centralizadas).
Clique em Gravar.
Configurar Movimento de Inventário
Acesse o sistema Fiscal.
Clique em Lançamentos.
Acesse a aba Inventário e Estoque / Movimento de Inventário.
Selecione a empresa.
Informe o período com a data igual à data final de geração do arquivo.
Certifique-se que os campos do inventário estão preenchidos corretamente.
Novo Inventário
Clique em Novo .
Preencha as informações necessárias para emissão, incluindo os campos:
Campo
Descrição
Classificação NCM
Informe o código que determina a natureza e classificação fiscal do produto no Mercosul.
Conta do Inventário
Selecione a conta contábil que teve saldo ou movimento referente ao estoque do produto.
A conta contábil deve ter saldo e ao menos um movimento vinculado.
Unidade
Selecione a unidade do produto.
Descrição
Descreva o nome do produto.
Quantidade
Informe a quantidade do produto que será enviado.
Valor Unitário
Informe o valor unitário do produto.
-
Clique em Gravar.
Clique em Gravar.
Configurar Nota Explicativa
Na tela principal do Contábil, clique na aba Livros e Relatórios / Notas explicativas.