Skip to main content
Skip table of contents

C1653 - SPED ECF - Período não permitido para este registro L030

C1653 - SPED ECF - Período não permitido para este registro L030


Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo contém as instruções de como corrigir quando: Ao gerar o SPED ECF, apresenta o Erro Período não permitido para este registro L030.



Informações Adicionais: Não há


Resolução:

SPED ECF

1-Acesse: Contábil> Contabilidade > Guias e Arquivos Magnéticos > SPED > Sped ECF

2-Informe a empresa e clique em 0000/0010 –Abertura do arquivo e Identificação da Entidade

3-Verifique o Regime de Tributação e o preenchimento do registro 0000/0010.

Em geral, as informações desse bloco serão obtidas a partir dos dados do cadastro de empresas, e os demais dados a partir das informações preenchidas nesta tela.



Nesse exemplo, a empresa possui Regime de tributação Lucro Real Estimado, portanto, se habilitar a opção  Trimestre de Arbitramento está incorreto. 

O correto seria apenas o campo de Apuração da Estimativa Mensal com Base, caso possua.


Importante: Qualquer opção assinalada incorretamente , em desacordo com regime de tributação ,apresentará o erro mencionado.


Este Regime de Tributação é obtido no Cadastro da Empresa. Em se tratando de empresa Matriz com Filiais, as filiais envolvidas na geração possuem o mesmo regime tributário.


Este campo é carregado automaticamente, em conformidade com o conteúdo do Cadastro da Empresa. No entanto, este pode ser modificado exclusivamente para a geração do SPED ECF.
Este procedimento é possível pois, em alguns casos, pode ter ocorrido mudança no regime de tributação da empresa durante o exercício e esta mudança não é controlada pelo sistema, mas deve ser indicada no SPED ECF.
Para identificar o regime de tributação ocorrido no período do exercício, selecione de acordo com as opções abaixo:

  • 1 - Lucro Real;
  • 5 - Lucro Presumido;
  • 6 - Lucro Arbitrado;
  • 8 - Imune do IRPJ;
  • 9 - Isento do IRPJ.


Para melhor entendimento dos campos deste registro: 


Trimestre de Arbitramento- deve ser utilizado apenas para o Regime Lucro Arbitrado.

Selecione o trimestre desejado, dentre as opções:

  • 1º Trimestre;
  • 2º Trimestre;
  • 3º Trimestre;
  • 4º Trimestre.

Lucro Exploração -  Campo utilizado por empresas com regime de tributação Lucro Real. Ao clicar em SIM, será gerado o registro N600; clicando em NÃO, o registro N600 não será gerado.


Atividade Tributada pelo IRPJ e CSLL -  Quando a empresa possuir regime de tributação igual a Imunes ou Isentas,  selecione o tipo de atividade de acordo com a tributação do IRPJ ou da CSLL, por meio das opções:

  • Anual;
  • Trimestral;
  • Desobrigada.

Patrimônio Remanescente-  Informe o percentual do Patrimônio Remanescente SOMENTE se a opção Situação Especial estiver selecionada como 6 - Cisão Parcial.


Apuração da Estimativa Mensal - Este campo somente será exibido quando o regime de tributação da empresa for Lucro Real ou Lucro Real Estimado. Será utilizado para identificar a forma de apuração das receitas, para cálculo do imposto:

  • Na Receita Bruta e Acréscimos;
  • No Balanço ou Balancete de Suspensão ou Redução.

O(s) mês(es) selecionado(s) no campo Receita Bruta e Acréscimos não poderá(ão) ser marcado(s) na segunda opção Balancete de Suspensão ou Redução.

Este campo será carregado automaticamente de acordo com a informações especificadas no sistema IRPJ; no entanto, ele é passível de ateração. É válido ressaltar que, se alteradas as informações carregadas no sistema, a seleção dos meses deverá ser realizada manualmente.


CSLL e IRRF Retidos na Fonte -  Neste quadro são definidos os parâmetros de identificação do código da Receita correspondente ao tributo CSLL e à data de pesquisa do IRRF cujo código de receita seja igual à 1708, que foi retido no período.
  
As informações deste quadro determinam como será o código gerado para a CSLL no registro Y570 e como deve ser a pesquisa dos tributos retidos para o IRRF.
  
No caso do IRRF a rotina poderá obter os valores acumulados do tributo a partir da data da escrituração da nota fiscal (campo Data do Documento da nota fiscal) ou a partir da data da compensação (campo Compensação da guia Faturas).


Optante Por - Este campo é composto pelas opções:

  • REFIS – Possibilita identificar se a empresa é optante pelo REFIS. Selecione esta opção se a empresa for tributada no Lucro Real, Lucro Real Estimado, Lucro Presumido ou no Lucro Arbitrado, Imune ou Isenta e tenha informações a repassar aos registros Y680, Y681 ou Y682.

  • PAES – Possibilita identificar se a empresa é optante pelo PAES. Selecione esta opção se a empresa optou pelo Parcelamento Especial de que trata a Lei 10.684 de 30 de maio de 2003 e possua informações a repassar ao registro Y690.


Tipo de Entidade - Este campo é habilitado somente para empresas tributadas como Imunes ou Isentas do IRPJ. Deve ser selecionado um Tipo de Entidade compatível com a Qualificação da empresa selecionada.
 
1) Para empresas com Qualificação igual a 01 – PJ Geral,  selecione:

  • 01 - Assistência Social
  • 02 - Educacional
  • 03 - Sindicato de Trabalhadores
  • 04 - Associação Civil
  • 05 - Cultural
  • 07 - Filantrópica
  • 08 - Sindicato
  • 09 - Recreativa
  • 10 - Científica
  • 13 - FIFA e Entidades Relacionadas
  • 14 - CIO e Entidades Relacionadas
  • 99 - Outras

2) Para empresas com Qualificação igual a 02 - PJ do Componente Financeiro, considere selecionar:

  • 11 - Associação de Poupança e Empréstimo

3) Para empresas com Qualificação igual a 03 - Sociedades Seguradoras, de Capitalização ou Entidade Aberta de Previdência Complementar, considere selecionar:

  • 12 - Entidade Aberta de Previdência Complementar (Sem Fins Lucrativos)


Período - Informe a período inicial e final das atividades. O período deve ser informado apenas com dia e mês, já que o ano será fixado conforme o exercício do ano-calendário configurado (F3)  para a entrega do SPED ECF.


Tipo de Escrituração- Pode ser Original ou Retificadora. Caso seja a primeira que o arquivo é gerado para a entrega do SPED ECF, selecione a opção Original. Se já foi feita uma geração para a empresa selecionada e já foi realizada a entrega à RFB, então deverá ser selecionada a opção Retificadora.


Número do Recibo da Escrituração Anterior-  Neste campo deve ser informado o Número do Recibo da Escrituração Anterior.
Este campo somente deverá ser informado se no campo Tipo da Escrituração tiver sido selecionado Retificadora.
Este número é gerado pela RFB ao ser realizada a transmissão do arquivo como Original.


Data de Atualização-  Neste campo será apresentada, automaticamente, a data informada como Fim do Período. Este campo será utilizado como complemento das informações do Bloco J.


Indicador de Início de Período- Selecione o Início de Período pertinente à empresa, conforme as opções a seguir:  
      0 - Regular: início no primeiro dia do ano;
      1 - Abertura: início das atividades no ano-calendário;
      2 - Resultante de cisão/fusão ou remanescente de cisão ou realizou incorporação;
      4 - Início de obrigatoriedade da entrega no curso do ano-calendário.

  • Se foi informado na área Período, no campo de o dia 01 e o mês 01, somente deve ser selecionada a opção 0 - Regular (início no primeiro dia do ano);
  • Caso tenham sido informados na área Período, no campo de, quaisquer dia e mês diferentes de 01/01, deverá ser selecionada uma das opções variando entre 1 e 4, em conformidade com a realidade da empresa selecionada.


Indicador de Situação Especial - Quando necessário, selecione uma situação especial ou evento, conforme as opções:  
       0 - Normal (sem ocorrência de situação especial ou evento);
       1 - Extinção;
       2 - Fusão;
       3 - Incorporação/Incorporada;
       4 - Incorporação/Incorporadora;
       5 - Cisão Total;
       6 - Cisão Parcial;
       8 - Desenquadramento de Imune/Isenta;
       9 - Inclusão no Simples Nacional.

O indicador de Situação Especial somente será diferente de 0 - Normal (sem ocorrência de situação especial ou evento), se na área Período tiver sido informado conteúdo diferente de 01/01 e 31/12.

Data de Ocorrência- Informe a data da ocorrência, de acordo com a Situação Especial selecionada.  
Somente deve ser informada uma data de ocorrência, desde que tenha sido selecionada uma opção diferente de 0 - Normal (sem ocorrência de situação especial ou evento).


Patrimônio Remanescente- Informe o percentual do Patrimônio Remanescente SOMENTE se a opção Situação Especial estiver selecionada como 6 - Cisão Parcial.


Qualificação PJ- Este campo exibe a Qualificação da Pessoa Jurídica, obtida do Cadastro da Empresa, por meio do campo Classificação, na opção Contábil, guia Indicadores, da área Informações Diversas.
Esta Qualificação é obtida a partir da seguinte relação de equiparação:

Campo Classificação no Cadastro da EmpresaCampo Qualificação SPED ECF
0 - PJ Geral01 - PJ Geral
1 - Instituição Financeira02 - PJ do Componente Financeiro
2 - Seguradora03 - Sociedades Seguradoras, de Capitalização ou Entidade Aberta de Previdência Complementar
3 - Atividade Exclusivamente Rural01 - PJ Geral
4 - Corretora Autônoma de Seguros03 - Sociedades Seguradoras, de Capitalização ou Entidade Aberta de Previdência Complementar
5 - Cooperativa de Crédito02 - PJ do Componente Financeiro
6 - Entidade Fechada de Previdência Complementar03 - Sociedades Seguradoras, de Capitalização ou Entidade Aberta de Previdência Complementar
7 - Sociedade Cooperativa01 - PJ Geral
11 - Sociedade Cooperativa de Produção Agropecuária ou de Consumo03 - Sociedades Seguradoras, de Capitalização ou Entidade Aberta de Previdência Complementar







JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.