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E1780 - Company - Tabela de Carteiras de Cobrança

E1780 - Company - Tabela de Carteiras de Cobrança


Resolução

Para que seja possível Emitir Boletos, Gerar Remessa Bancária, Processar Retorno Bancário, é necessário o correto e preciso preenchimento da Tabela de Carteiras de Cobranças Bancárias.

Esta tabela centraliza todos os dados correspondentes aos campos que são utilizados na montagem do Código de Barras e Linha Digitavel dos boletos, prepara a estrutura dos arquivos de cobrança bancária que serão enviados ao banco bem como fará o reconhecimento dos dados que retornam nos arquivos com os documentos quitados pelos “pagadores”, também conhecidos como “sacados”.


Carteira de Cobranças Bancárias:

1 - Acesse: Company Serviços > Financeiro > Manutenção de Arquivos > Tabelas > Carteiras de Cobranças Bancárias ou acesse Company Empresarial > Contas a Receber > Manutenção de Arquivos > Parâmetros/Definições

2- Informe ou selecione o código do Banco e em seguida acione o botão Incluir. Neste momento serão habilitados os campos iniciais:

  • Carteira: Informe o código da carteira exatamente conforme foi contratada junto ao banco, por exemplo:

f 'Banco

Carteira

341 – Itaú

109

353 – Santander

CSR

001 – Banco do Brasil

17

237 – Bradesco

06


  • Descrição da Carteira: Informe a descrição da carteira conforme consta no contrato, veja exemplo:

Banco

Carteira

Descrição da Carteira

341 – Itaú

109

Direta Eletrônica - Simples

353 – Santander

CSR

Cobrança Simples Sem Registro

001 – Banco do Brasil

17

Cobrança Direta Especial - Com Registro

237 – Bradesco

06

Sem Registro


  • Variação: Este campo é obrigatório para o 001 - Banco do Brasil e deve ser preenchido com código numérico, conforme orientação do banco.

Observe a tabela com os exemplos a seguir:

Carteira

Variação

Descrição

17

019

Cobrança Com Registro

17

027

Cobrança Com Registro Vinculada

18

011

Cobrança Sem Registro


  • Operação: Selecione qual operação relaciona-se a carteira informada.


Importante:Todos os campos desta tabela devem ser preenchidos corretamente e em conformidade as orientações do gerente da conta ou ainda do suporte do banco. O preenchimento de um campo errado fará com que o Boleto e o Arquivo de Remessa sejam recusados pelo Banco.


4- Na aba Configurações 1 preencha os campos:

  • Modelo Boleto: O modelo do boleto deve ser selecionado entre um dos seis modelos disponíveis, conforme explicações a seguir de cada modelo.
  • Impressão normal (Tipo 0): 1 documento por página


  • Impressão carnê duplo (Paisagem) (Tipo 1): 2 documentos diferentes por página


  • Impressão carnê triplo (Retrato) (Tipo  2): 3 documentos diferentes por página


  • Impressão dupla (Retrato) (Tipo 3) - 2 documentos diferentes por página


  • Impressão espelhada dupla (Tipo 5) – 2 documentos iguais por página


  • Impressão espelhada tripla (Tipo 6) - 3 documentos iguais por página


  • Data da Aprovação do boleto Junto ao Banco: assim que o boleto teste for aprovado no banco insira a data neste campo.

O que é um boleto teste aprovado?

É um boleto que deve ser emitido no sistema com um valor mínimo, por exemplo, 10,00 e em seguida deve ser gerada a remessa para o banco e quando a remessa for aceita, o boleto é pago pelo próprio cedente.

Ao pagar o boleto e este valor for creditado na conta da empresa, então o boleto foi aprovado pelo banco.


  • Responsável e Forma de Impressão do Boleto: selecione quem será o responsável por emitir o boleto. Embora existam as opções “A” e “B” que são semelhantes as opções “1” e “2”, essas opções existem por estarem em compatibilidade com o layout bancário.
    • 1 – Banco emite
  • 2 – Cliente emite
  • 3 – Banco pré-emite e Cliente complementa
  • 4 – Banco reemite
  • 5 – Banco não reemite
  • 7 – Banco emitente – Aberta
  • 8 – Banco emitente – Auto-envelopável
  • A – Impressão será realizada pelo banco
  • B – Impressão será realizada pelo beneficiário

Alguns bancos têm orientações específicas sobre o preenchimento deste campo, logo preencha este campo conforme as orientações do gerente ou do suporte do seu banco.


  • Distribuição do Boleto: selecione quem será o responsável enviar o boleto aos sacados.
  • 1 – Banco distribui
  • 2 – Cliente distribui
  • 3 – Banco envia e-mail
  • 4 – Banco envia SMS


Este campo é obrigatório para o banco 104 – Caixa Econômica Federal.

Preencha este campo conforme as orientações do gerente ou do suporte do seu banco.

  • Texto para Instrução no Boleto: informe o texto para ser gerado no campo de instruções do boleto. Este campo pode conter até 200 caracteres.


Este campo substitui o antigo arquivo de Instrucoesxxxx.txt que a empresa utilizava. Este arquivo não será mais reconhecido nas rotinas: Tabela de Carteiras de Cobrança, Emissão de Duplicatas e Boletos, Geração de Arquivo Bancário – Cnab/Febraban.

  • Informações Adicionais ao Pagador: neste campo informe alguma orientação que se deseje passar ao sacado que não faça parte do campo Instruções, como por exemplo:
  • Pagável em qualquer banco até o vencimento.
  • Encaminhar ao responsável do departamento Financeiro.


Dados do Cedente

  • Agência: selecione a agência para a qual os boletos serão emitidos.
  • Número da Conta: selecione a conta onde os boletos emitidos estarão vinculados.
  • Código do Cedente: solicite este código ao seu gerente de conta ou o suporte do banco.

É comum que este campo seja uma composição de número da carteira, agência, conta e dígito.

Exemplo

  • Banco Itaú – Carteira: 109
  • Agência: 367
  • Conta: 05683-2
  • Código do Cedente: 109367056832

No entanto, cada banco tem um número que identifica o beneficiário, por exemplo, no banco 748 – Sicredi o “Código do Cedente” pode ser o “Número da Conta” sem o dígito.

  • Se não for, segue a orientação inicial: “Solicite este código ao seu gerente de conta”.
  • Número do Convênio: informe o código do convênio.

Solicite este código ao seu gerente de conta ou o suporte do banco.

Este número em alguns bancos poderá ser o mesmo informado no campo “Código do Cedente”, em outros pode ser também o “Número da Conta”.

  • Descrição do Convênio: Confirme a Descrição do Convênio que será preenchida automaticamente.


5- Na aba Configurações 2 preencha os campos:

  • Layout Arquivo Remessa; selecione o padrão do arquivo de remessa.

Obrigatoriamente deve ser CNAB400 ou Febraban240, conforme contratado com a carteira do banco.


  • Layout Arquivo Retorno: Selecione o padrão do arquivo de retorno.

Obrigatoriamente deve ser CNAB400 ou Febraban240, conforme contratado com a carteira do banco.

  • de Dias para Protesto: se a empresa tem instrução de protesto, informe a quantidade de dias para protesto neste campo.

Ressaltamos que esta quantidade de dias é considerada conforme contrato junto ao banco, por exemplo:

  • Banco do Brasil: os prazos para protesto variam entre 6 a 29 dias ou 35 a 40 dias.
  • Banco Itaú: os prazos para protesto iniciam-se em 5 dias.


  • de Dias para Devolução: se a empresa tem instrução de protesto, informe a quantidade de dias para protesto neste campo.

Ressaltamos que esta quantidade de dias é considerada conforme contrato junto ao banco.

  • e Nome do Sacador Avalista: se o “Beneficiário/Cedente” possuir um intermediador para a “Emissão dos Boletos”, este deve estar cadastrado no banco contratado e com isso este “Código” e “Nome de Sacador” deve ser informado neste campo.


  • Local de Pagamento: Se desejar, informe um local de pagamento fixo para o pagamento dos boletos.
  • Tipo de Baixa: se a empresa realiza o Processamento de Retorno Bancário (Baixa Automática) selecione uma das opções a seguir:
    • 1 – Baixar / Devolver
    • 2 – Não Baixar / Não Devolver
    • 3 – Cancelar Prazo para Baixa / Devolução


  • Densidade do Arquivo: Este campo deve ser selecionado apenas se no campo “Layout Arquivo Remessa” e “Layout Arquivo Retorno” tiver sido selecionado “Febraban240”.
  • 1 – 01600 BPI
  • 2 – 06250 BPI

Selecione a densidade conforme a orientação do gerente de conta ou o suporte do banco.

  • Taxa Adm. do Bco: este campo deve ser selecionado apenas se a empresa Processar Retorno Bancário e no arquivo de Retorno Bancário existir Taxa Bancária.


  • 0 – Subtrai do Valor Recebido
  • 1 – Soma no Valor Recebido
  • 2 – Não Soma nem Subtrai do Valor Recebido


  • Forma de Cadastro: este campo está relacionado com a descrição da carteira
  • 1 – Com Cadastramento (Cobrança Registrada)
  • 2 – Sem Cadastramento (Cobrança Sem Registro)
  • 3 – Com Cadastramento / Recusa do Débito

Se a sua carteira é registrada, logicamente poderá ser “1” ou “3” mas a confirmação deve ser obtida com o gerente de conta ou o suporte do banco.

Se a sua carteira é “Sem Registro”, considere a opção “2”.

  • Tipo de Aceite: este campo identifica se há a confirmação de recebimento ou não do boleto pelo sacado em um arquivo de retorno bancário. Confirme esta informação com o gerente de conta ou o suporte do banco.
  • S – Com Aceite
  • N – Sem Aceite


Importante

A rotina de retorno bancário considera apenas os documentos que foram pagos (liquidados) no banco.

  • Tipo de Documento: selecione o tipo de documento conforme o tipo da carteira contratada. Solicite esta informação para o gerente de conta ou ao suporte do banco.
  • 1 – Tradicional
  • 2 – Escritural


  • Tipo de Cobrança: selecione o tipo da cobrança conforme contrato da carteira.

Sigla

Descrição

DM

Duplicata Mercantil

NP

Nota Promissória

NS

Nota de seguro

DS

Duplicata de Serviço

REC

Recibo

LC

Letra de Câmbio (exclusivo para CEF)

ND

Nota de Débito

BDP

Boleto de Proposta

CH

Cheque

CS

Cobrança Seriada

LC

Letra de Câmbio

MS

Mensalidade Escolar

AS

Apólice de Seguro

DD

Documento de Dívida

EC

Encargos Condominiais

CPS

Conta de prestação de serviço

CT

Contrato

CS

Cosseguro

DR

Duplicata Rural

NPR

Nota Promissória

--

Dívida Ativa da União

--

Dívida Ativa de Estado

--

Dívida Ativa de Município

DMI

Duplicata Mercantil por Indicação

DSI

Duplicata de Serviço por Indicação

NCC

Nota de Crédito Comercial

NCE

Nota de Crédito para Exportação

NCI

Nota de Crédito Industrial

NCR

Nota de Crédito Rural

TM

Triplicata Mercantil

TS

Triplicata de Serviço

FAT

Fatura

PC

Parcela de Consórcio

NF

Nota Fiscal

CPR

Cédula de Produto Rural

CC

Cartão de Crédito

AD

Títulos de Terceiros

BDA

Boleto de Depósito e Aporte

CBI

Cédula de Crédito Bancário por Indicação

CC

Contrato de Câmbio

CCB

Cédula de Crédito Bancário

CD

Confissão de Dívida

CM

Contrato de Mútuo

RA

Recibo de Aluguel (PJ)

TA

Termo de acordo

DV

Outros


  • Endereço para Boleto: selecione qual o endereço será gerado no Recibo do Sacado.
    • 0 – Cedente
    • 1 – Beneficiário
  • Tipo de Carteira: selecione o tipo da carteira contratada. Solicite esta informação para o gerente de conta ou ao suporte do banco.
  • 1 – Carteira Cobrança Simples
  • 2 – Carteira Cobrança Vinculada
  • 3 – Carteira Cobrança Caucionada
  • 4 – Carteira Cobrança Descontada
  • 5 – Carteira Cobrança Vendor

Este campo normalmente é obrigatório para o Banco do Brasil para os layouts de Remessa e Retorno igual a CNAB400.

  • Categoria da Carteira: define a categoria do boleto que está sendo emitido, sendo assim, selecione conforme a Categoria da Carteira contratada. Solicite esta informação para o gerente de conta ou ao suporte do banco.
  • 1 – Sem registro
  • 2 – Com registro
  • 3 – Impressão pelo banco


6- Na aba Configurações 3 informe conforme a condição da Emissão do Boleto

  • Cedente / Beneficiário do Boleto é possível selecionar as opções
  • Enviar o nome do Beneficiário da Empresa Ativa para o Boleto: se selecionada esta opção, no boleto é gerado o nome da empresa ativa no Company.
  • Tamanho do código do cedente: defina a quantidade de caracteres que deve ser gerado o nome da empresa ativa.



7- Na aba Configurações 4 é possível configurar no campo “Parâmetro” instruções adicionais solicitadas pelo banco para geração do boleto e para o arquivo de remessa.

ConvenioNumeroContrato

Informe o número do contrato da carteira de cobrança bancária. Solicite esta informação para o gerente de conta ou ao suporte do banco.

CedenteContaCodigoEmpresa

Este campo é obrigatório para o banco Daycoval e Bradesco  e é utilizado somente para substituição do campo Código Empresa presente no cadastro da Conta. Solicite esta informação para o gerente de conta ou ao suporte do banco.

TituloAgenciaCobradora

Informe o código interno da praça para cobrança do título do banco Banestes. Solicite esta informação para o gerente de conta ou ao suporte do banco.

TituloCodigoReferencia

Este campo é livre para informar um valor de identificação secundária. Sendo exigido no momento da gravação da carteira, solicite esta informação para o gerente de conta ou ao suporte do banco.

TituloClassificacao

Este campo é obrigatório para os bancos: 246 - ABC e 237 – Bradesco, solicite esta informação para o gerente de conta ou ao suporte do banco.

0 - Cobrança a classificar pelo CEP

3 - Cobrança com correspondente específico, a classificar pelo CEP

4 - Cobrança com correspondente específico - Não classificar pelo CEP

5 - Cobrança com o Banco Cedente - Não classificar pelo CEP

7 - Cobrança com correspondente específico - Não classificar pelo CEP – Gerar N.N.

9 - Cobrança para débito em conta corrente do sacado. Esta conta será referenciado no segmento R em campos específicos.

TituloDataMulta

Este campo não é obrigatório no entanto, se tiver sido informado “Mora diária” nos Parâmetros de Contas a receber, será necessário preencher este campo.

Informe a quantidade de dias para cobrança de multa no boleto.

Exemplo: 01 (dia)

Título com vencimento em 30/04/20xx, a partir de 01 dia após o vencimento cobram-se juros.

TituloIdentificacaoTipoPagamento

Este campo é obrigatório para os bancos BRB (070), CEF (104) e Santander (033) e deve ser preenchido conforme orientação do gerente de conta ou do suporte do banco.

01 - Aceita qualquer valor

02 - Entre o mínimo e o máximo

03 - Não aceita pagamento com valor divergente

04 - Somente igual ou superior ao valor mínimo

TituloModalidade

Preencha somente conforme orientação do gerente de conta ou do suporte do banco.

Pode ser preenchido com um texto de até 20 caracteres. 

TituloOrgaoNegativador

Este campo é obrigatório para o banco 001 – Banco do Brasil (001) e deve ser preenchido com:

10 - para Serasa

11 - para Quod

Para ser reconhecido deve ser preenchido o campo "TituloCodProtesto" com o indicador "8 - Negativação sem Protesto".

TituloPostagemBoleto

Este campo é obrigatório para qualquer banco e deve ser preenchido com:

S para postagem pelo banco.

N para postagem por responsabilidade do cedente

TituloRegistroInformativo

Este campo é obrigatório para o banco 758 - Sicred e pode ser preenchido com um texto de até 80 caracteres. Preencha conforme orientação do gerente de conta ou do suporte do banco

TituloTipoFormulario

Este campo é obrigatório para alguns bancos como o banco SICOOB (756), por exemplo e deve ser preenchido com:

1 - auto-copiativo

3 - auto-envelopável

4 - A4 sem envelopamento

6 - A4 sem envelopamento 3 vias

TituloTipoImpressaoMensagem

Este campo é obrigatório para alguns bancos como o banco SICOOB (756), por exemplo  e deve ser preenchido com:

1 - Frente do bloqueto

2 - Verso do bloqueto

3 - Corpo de instrução da ficha de compensação do bloqueto

TituloPrazoInstrucao1 / TituloPrazoInstrucao2 / TituloPrazoInstrucao3

Este campo é opcional e define a quantidade de dias para cumprimento da primeira instrução, segunda instrução e/ou terceira instrução.

Somente para geração de remessa em layout CNAB 400.

TituloDataDesconto

Este campo é obrigatório para qualquer banco e deve ser considerado preencher se no campo TituloCodDesconto tiver sido selecionado qualquer opção diferente de “0” :

Informe a quantidade de dias para autorizar o desconto no boleto.

Exemplo: 30 dias.

Título emitido em 30/03/20xx com vencimento em 30/04/20xx, a partir de 31/03/23 automaticamente será concedido desconto até o dia 29/04/20xx.

TituloValorDescontoTaxa

Este campo é obrigatório para qualquer banco e deve ser considerado preencher se no campo TituloCodDesconto tiver sido selecionado qualquer opção diferente de “0” :

Informe o valor de desconto máximo para conceder aos títulos.

ConvenioNossoNumeroConciliarBanco

Este campo é de preenchimento obrigatório para alguns bancos com "Carteira Escritural" e determina se o campo Nosso Numero será controlado pelo banco.

Preencha conforme orientação do gerente de conta ou do suporte do banco


  • Gerar Movimento em Bancos e Caixa para Taxas Bancárias

Este campo não é obrigatório e somente deve ser selecionado se for considerado realizar movimento automático de débito das taxas bancárias na conta corrente quando for processado o arquivo de retorno bancário com as baixas automáticas dos documentos.

  • Categoria utilizada em Bancos e Caixa para Baixa Automática

Este campo somente deve ser preenchido se o campo Gerar Movimento em Bancos e Caixa para Taxas Bancárias tiver sido selecionado.

  • Gerar Boleto por E-mail

Este campo deve ser selecionado se desejar que os PDFs dos boletos gerados na rotina Emissão de Boletos A4 sejam automaticamente enviados para o e-mail que estiver cadastrado no Cadastro do Cliente.

  • Banco Gera Nosso Número

Selecione esta opção somente se o banco for realizar o controle do nosso número para os documentos.

  • Próximo Número do Documento no Banco (Nosso Número)

Este campo é de preenchimento obrigatório e deve ser preenchido com o próximo Nosso Número que será gerado no boleto e arquivo de remessa.

Cada banco possui um tamanho determinado para este campo preencha conforme orientação do gerente de conta ou do suporte do banco.

  • Próximo Número Sequencial do Arquivo de Remessa

Este campo é de preenchimento obrigatório e somente será preenchido uma vez, pois, a partir da primeira remessa os números serão atualizados automaticamente.

Preencha com o próximo número, considerando o número do último arquivo de remessa gerado mais um.

Cada banco possui um tamanho determinado para este campo preencha conforme orientação do gerente de conta ou do suporte do banco.

  • Reiniciar Diariamente o Número do Arquivo de Remessa

Somente selecione esta opção com orientação expressa do gerente de conta ou do suporte do banco.

Este indicador determina se o arquivo que será enviado diariamente terá um 1


8- Após o preenchimento dos campos, clique em Salvar.

Neste momento, a carteira é validada para ser armazenada na base dados Tecnospeed.

Caso a validação Tecnospeed não encontre algum campo de preenchimento obrigatório que não tenha sido preenchido, será exibida uma mensagem com a orientação dos campos que estiverem faltando.

Veja o exemplo a seguir:

Sendo assim, retorne na aba Configurações 4, clique no campo “Parâmetro” e informe o(s) campo(s) que está(ão) listado(s) na mensagem.

Ao lado do campo “Valor” o ícone de informação demonstra o conteúdo válido para preenchimento.


Links para Bases de Conhecimento Específicas por Banco:


  • TABELA DE CARTEIRAS - PREENCHENDO TABELA DO BANCO BRADESCO

          E1782 - Como preencher a Tabela de Carteiras de Cobranças para o Banco Bradesco


  • TABELA DE CARTEIRAS - PREENCHENDO TABELA DO BANCO CAIXA ECONOMICA

          E1783 - Como preencher a Tabela de Carteiras de Cobranças para o Banco Caixa Econômica Federal


  • TABELA DE CARTEIRAS - PREENCHENDO TABELA DO BANCO DO BRASIL

           E1784 - Como preencher a Tabela de Carteiras de Cobranças para o Banco do Brasil


  • TABELA DE CARTEIRAS - PREENCHENDO TABELA DO BANCO ITAÚ 

          E1785 - Como preencher a Tabela de Carteiras de Cobranças para o Banco Itaú


  • TABELA DE CARTEIRAS - PREENCHENDO TABELA DO BANCO SAFRA

          E1786 - Como preencher a Tabela de Carteiras de Cobranças para o Banco Safra


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