Skip to main content
Skip table of contents

EC23 - Tudo que você precisa saber sobre o APP eContador






O que é o app eContador?


O app eContador foi desenvolvido para otimizar as rotinas entre a empresa contábil e seus clientes. Ele proporciona uma comunicação em tempo real onde o contador pode enviar informações para seus clientes e receber as respostas de forma imediata. Essa comunicação é feita através do eContador que ficou ainda melhor, permitindo a integração dos atendimentos e documentos.

(ideia) O que você precisa saber para usar o eContador: 

  • Ele é integrado com o eContador e inicialmente integrará com atendimentos e documentos;
  • O acesso ao aplicativo é feito com os mesmos dados (login e senha) que o usuário utiliza para acessar ao eContador pelo site;
  • O App terá um serviço de notificação integrado ao smartphone que notificará a criação de novos documentos, atendimentos e pareceres de atendimentos;
  • O App estará disponível para Android e iOS. 

Para você ter acesso ao aplicativo para uso interno, você deve cadastrar um usuário para sua utilização. Para saber como cadastrar o usuário no eContador basta clicar aqui.

O login de acesso ao aplicativo será a informação que foi preenchida no campo “CEI / CPF / CNPJ”, na aba “Informações”, do cadastro de usuários. A senha de acesso será enviada ao e-mail cadastrado.

eContador – Acesso


  • Quando o cliente tiver acesso em mais de uma empresa, por padrão o aplicativo trará as informações, levando em consideração o código da empresa. Para alterar bastar clicar sobre o nome da empresa e selecionar a empresa desejada.
  • O mesmo ocorre quando o contador acessa o App.


eContador – Menu


Clicando no MENU do sistema temos a possibilidade de acessar os recursos do aplicativo:

  • Principal
  • Avisos / Lembretes
  • Documentos
  • Atendimentos
  • Certidões
  • FolhaNet
  • Funcionários
  • Agendamento de férias
  • Pré-demissão
  • Tutorial (visto anteriormente)
  • Ajuda
  • Sair



eContador – Tela principal


  • Na tela principal é demonstrado um resumo dos documentos A PAGAR, NÃO LIDOS e TODOS.
  • Demonstrará também a quantidade de pareceres não lidos em atendimentos e o total de atendimentos em aberto. ( Integração com o Pack CRM).


eContador – Documentos


Poderá ser acessado pela tela principal ou no menu do app:

  • A pagar: Constam todos os documentos com status 'A vencer' e 'Vendidos/Vence hoje';
  • Recebidos: Constam documentos com status'Pagos' e 'Sem vencimento' recebidos pelo usuário;
  • Enviados: Constam documentos com status 'Pagos' e 'Sem vencimento' enviados pelo usuário.

Cada documento apresenta um ícone com as duas letras iniciais da categoria do documento. Exemplo: Categoria Departamento Pessoal será demonstrado com as letras ‘DP’, Cobrança ‘CO’ e etc.

Também temos as cores dos ícones, onde:

  • Vermelho: Vencidos ou que vencem na data atual.
  • Amarelo: A vencer.
  • Verde: Pagos
  • Cinza: Sem vencimento
  • É possível configurar os documentos como favoritos, clicando no ícone da 'estrela' (estrela) . ( Esta configuração será por usuário.) 
  • Para acessar a um documento, basta clicar sobre ele e será demonstrado o documento juntamente com o anexo para download no aparelho móvel.

Quando um documento é acessado, é possível rolar a tela na horizontal para visualizar demais documentos.



eContador – Exclusão de Documentos


Para realizar a exclusão do documento, realize o seguinte passo a passo:

  • Clique no documento;
  • Após, clique no ícone da lixeira;
  • Na tela de confirmação, clique em Prosseguir.

eContador – Pagamento de Documentos


Para realizar o pagamento do documento, realize o seguinte passo a passo:

  • Na aba A Pagar, selecione no documento;
  • Após, clique no ícone $;
  • Na tela de confirmação,informe a data de pagamento e clique em Prosseguir.

eContador – Lançamento de Documentos


  • Para cadastrar um novo documento basta clicar no ícone + .
  • Ao cadastrar um novo documento é possível anexar um documento presente no dispositivo e/ou tirar uma foto pela câmera do aparelho para ser anexada no atendimento.
  • Para localizar de forma rápida um documento, podemos efetuar uma pesquisa. Preenchendo o nome do documento ou um trecho na barra de pesquisa. O aplicativo filtrará somente os documentos que possua a informação inserida.

O aplicativo salva o histórico das últimas pesquisas e esse histórico pode ser removido, basta arrastar para o lado o texto pesquisado



eContador – Atendimentos


  • A aba atendimentos é visualizada apenas pelos clientes que possuem o produto Pack CRM.
  • Por padrão, serão visualizados os atendimentos em aberto.
  • Caso o usuário queira visualizar os atendimentos encerrados, deverá acessar o filtro e selecionar a opção ENCERRADOS.
  • O aplicativo trará a imagem do usuário que deu o último parecer no atendimento, se a imagem estiver configurada no cadastro do usuário no eContador.
  • O aplicativo dispõe de um contabilizador da quantidade de pareceres não lidos em cada atendimento.

Ao clicar sobre um atendimento, será aberto o histórico com todos os pareceres sendo possível digitar um nono parecer no atendimento.

É possível também consultar quais usuários visualizaram o parecer do atendimento. Para isso basta clicar no ícone dos 3 pontinhos na parte superior da tela.

Clicando sobre o nome do atendimento será possível visualizar o seu detalhamento.

Assim como em Documentos, o recurso de atendimento no Aplicativo também possui a possibilidade de localizar um atendimento através da pesquisa e também possui a possibilidade de realizar filtros de atendimentos de acordo com a necessidade do usuário.Conforme figura ao lado.

eContador – Ajuda


  • No menu do aplicativo temos o Ajuda que levará o usuário para que ele possa deixar uma mensagem para que o setor responsável da Alterdata possa responder ao usuário.
  • A central de ajuda levará o usuário para a base do conhecimento que será alimentada com dicas e artigos para auxiliar ao usuário na utilização do aplicativo.


eContador –Minha Conta


O usuário do aplicativo terá a possibilidade de consultar os seus dados e alterar sua senha de acesso, para isso basta acessar o Menu do aplicativo e clicar em Minha Conta.

Se a senha for alterada pelo Aplicativo também será alterada para acesso no site do eContador e se for alterada pelo site do eContador será alterada também para acesso ao aplicativo.

JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.