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FP3253 - Processos Automáticos - Eventos Periódicos S1200 e S1200 e Fechamento S1299


Este Artigo tem como objetivo orientar sobre os procedimentos para a realização do agendamento automático do processo de envio dos eventos S1200, S1210 e S1299 para o eSocial que será realizado de forma automática sem a necessidade do usuário  solicitar todos os processos. Para isso basta a criação uma única vez do agendamento para que este seja executado mensalmente facilitando e muito a vida do departamento de recursos humanos da empresa.


Resolução

Processos Automáticos

1- Acesse: Processos Automáticos > Agendamentos > Novo

2- Em Processos Automáticos, clique em Novo:



3- Através desta opção, o usuário terá acesso às opções para a configuração da solicitação do processo de Agendamento Automático da rotina de Encerramento de Funcionário.

4- Será apresentada a tela de Agendamento, conforme imagem a seguir:



5- Selecione o sistema  - Folha de Pagamento:

6- Observe que ao selecionar a opção de Folha de Pagamento, novas opções serão apresentadas para a inclusão do agendamento:



7- Selecione o Processo Eventos Periódicos Mensal para o envio dos eventos S-1200 e S-1210 ou Eventos de Fechamento Mensal para o envio dos eventos S-1299 que deseja configurar para execução de forma automática.



8- Indique o título personalizado para o processo que está sendo configurado.


9- Este campo será preenchido automaticamente, com base no processo selecionado, podendo ser atualizado pelo usuário.


10- Indique a Periodicidade da execução do processo que está sendo configurado:


11- Para essa opção podemos informa:

  • Na data: ou seja na data e horário especificado este processo será executado. Neste caso, ele não é replicado para o próximo mês, ocorrendo apenas uma vez. No exemplo abaixo indicamos a execução no dia 20/03/2025 a partir das 21:00;

  • Mensalmente: neste caso este processo após a sua execução será replicado para a execução no próximo mês no mesmo dia e horário, sem a necessidade do usuário criar um novo agendamento. No exemplo abaixo indicamos que este processo será executado todo o dia 20 de cada mês a partir das 22:00;


Importante: Preferencialmente, a melhor opção para parametrização é a MENSALMENTE, pois uma vez realizada essa configuração, o agendamento e os processamentos serão repetidos todos os próximos meses, sem a necessidade da realização de um novo agendamento.


12- Selecione o botão Adicionar Parâmetros:

13- Ao selecionar o botão, a tela seguinte será apresentada, permitindo ao usuário configurar as empresas e parâmetros necessários para o Envio dos Periódicos Mensais das empresas indicadas.



14- Informe o nome do Grupo. Para facilitar a organização dos processos da folha, o usuário pode criar um subgrupo contendo empresas com características semelhantes dentro de cada processo.

15- Neste agendamento, por exemplo, serão informadas empresas que fazem parte do Grupo 1.

16- A partir desse ponto o usuário deverá informar as características do processo que será executado:



17- No exemplo foi informado as seguintes características:

  • Período de Processamento - Atual - Neste caso o sistema irá realizar o processamento do Envio dos Eventos Periódicos S-1200 e S-1210 referente ao mês da data de processamento no caso a data informada para processamento foi dia 14/03/2025 então a competência processada será 03/2025.

18- Caso o usuário informe o “Anterior” o Envio dos  Eventos Periódicos S-1200 e S-1210  será o imediatamente anterior à data de processamento no caso 02/2025;

  • O campo Filtrar Empresas permite ao usuário informar um algo da empresa para localizá-la na lista de empresas da proemp, ou seja, podemos informar o código, o CNPJ ou a Razão Social para encontrar a empresa ;
  • O botão “LIMPAR” limpa as informações do campo FILTRAR e eliminar o filtro da lista;
  • Gerar eventos - Indicar quais processos devem ser enviados os eventos, No exemplo foi configurado o envio dos eventos para Funcionários, Sócios e Autônomos.

19- Para selecionar a empresa para o grupo basta clicar no campo check que é apresentado ao lado do código.


20- Depois de selecionadas todas as empresas que serão utilizadas no processo basta clicar no botão “Adicionar” para que seja criado o agendamento para o grupo.

21- A confirmação desse agendamento ocorre na próxima tela quando o usuário confirma o agendamento pressionando o botão “Salvar”



22- Ao pressionar o  botão “Salvar”  uma nova mensagem será apresentada solicitando ao usuário se ele deseja realizar a inclusão de um novo agendamento ou não. Lembrando que o agendamento é flexível podendo ser realizado mais de um agendamento conforme a necessidade da empresa.



23 Caso responda “SIM” o usuário retorna para o processo de inclusão de novo agendamento, caso contrário essa preparação é encerrada.

24- No caso da configuração do Evento de Fechamento Mensal S-1299 a diferença ocorre com a possibilidade do usuário solicitar a transmissão imediata da DCTFWeb.



25- Ao finalizar o agendamento o mesmo será apresentado no DashBoard na coluna Agendados:



26- Ao clicar no item “Detalhe” informações referente ao agendamento realizado são apresentadas conforme imagem a seguir:




27- Após a sua inclusão o usuário poderá  Editar, Excluir ou Iniciar agora o agendamento basta clicar no item abaixo da informação do agendamento.

28- A opção Editar permite ao usuário realizar algum tipo de alteração no agendamento já confirmado. Ao clicar no item a tela a seguir será apresentada. Neste exemplo estamos demonstrando as telas referente ao Envio do Periódicos como também a de Fechamento Mensal.






29- A partir desse ponto o usuário poderá editar as informações, excluir a alguma informação do agendamento, bem como adicionar um novo parâmetro.

30- A opção Excluir permite ao usuário excluir o agendamento realizado. Após selecionada essa opção uma confirmação é solicitada para que seja confirmada a operação.



31- Já a opção Iniciar agora antecipa a execução do agendamento para aquele momento no qual ele foi solicitado. Também nesse caso uma solicitação de confirmação para a realização do processo é apresentada.


Visualização do DashBoard

1- O DashBoard permite aos usuários uma visão completa dos processos automáticos. Lembrando que este processo também é utilizado por outros sistemas como o Fiscal, sendo assim estes processos também serão apresentados. A tela a seguir é apresentada:



2- Ao selecionar Filtros podemos selecionar o sistema, o processo e também se a visualização será somente dos agendamentos realizados pelo usuário logado.

3- Neste exemplo foi indicado que somente será visualizado no DashBoard os agendamentos da Folha de Pagamento, o processo de Eventos Periódicos Mensal  e somente os agendamentos realizados pelo usuário logado.


4- Sistemas - Apresenta as seguintes opções:


5- A opção default ao carregar o sistema é “Todos”

6- Processos - As seguintes opções são apresentadas quando selecionado o sistema “Folha de Pagamento”


7- Quando selecionado “Todos” na opção Sistema este campo apresenta somente a opção “Todos”.

8- Meus Agendamentos, quando esta opção está ativada somente os agendamentos realizados pelo usuário logado no sistema é apresentada no DashBoard.

9- Resumo - Essa opção apresenta o cartão com as informações referente aos processos automáticos existentes.


10- Agendados - Serão apresentados os Agendamentos aguardando a execução pelo sistema. No exemplo existe um agendamento que programado para ser executado.



11- Observe que possui uma seta de listagem para movimentação entre os agendamentos, bem como as informações já citadas no processo Configurar Processos Automáticos.

12- Em execução - Neste caso são apresentados os processos que estão sendo executados naquele momento. O sistema de Agendamento permite que exista mais de um agendamento na mesma data e horário. Estes processos são então executados de forma sequencial obedecendo a ordem em que foram implantados no sistema. Não ocorre a execução de dois processos simultaneamente, um processo inicia e ao término o outro será iniciado.


13- Atividades Recentes - Ao finalizar o processo o resultado será apresentado em um dos cards a seguir.



14- Concluídos com sucesso.

15- Em verde os conteúdos foram executados com sucesso:


16- Concluídos com inconsistência

17- Em amarelo os conteúdos foram executados e finalizados, mas apresentaram algum tipo de inconsistência no processo. 


18- Não concluídos

19- Em vermelho os agendamentos que não foram executados pois apresentam erros no processo.


20- Atividades recentes

21- Nessa coluna o usuário poderá verificar cada uma das solicitações e analisar o resultado final da atividade. Observe que a cor apresentada representa os status informados acima.



22- Ao clicar no item Detalhes será aberta a janela a seguir que possui 2 abas. A primeira aba DETALHE apresenta informações sobre o agendamento conforme imagem a seguir.



23- Já a aba LOGS apresenta as informações referente ao processo e o resultado apresentado em sua execução.

24- Ao clicar no item Histórico, uma nova tela será apresentada onde o usuário poderá informar um filtro para apresentação dos resultados do processo:



Resultado Final do processo

Monitoramento

1- Acesse: Parâmetros Gerais > SPEED eSocial > Monitoramento e consultar se a os eventos S-1200, S-1210 ou S-1299 foram gerados e estão aguardando o envio.

2- No exemplo abaixo, podemos observar que o sistema realizou o processo de geração dos eventos S-1200, S-1210 e S-1299 conforme o agendamento realizado.



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