Skip to main content
Skip table of contents

I31 - Erro 107703 - A Conexão com o Servidor de Licenciamento Falhou

Autor do artigo: atualizado por Joao.Fonseca

(Não remova esse quadro)


Quando a falha ocorre?


Ao acessar sistema Prosoft ocorre o erro: "Não foi possível ativar o serviço de Prosoft Licenciamento. Referência/Erro: 21600276 / 107703."


Como corrigir a falha?


1- Acesse o menu iniciar digite "services.msc" 

2- Localize o serviço do Prosoft licenciamento e verifique se o mesmo esta iniciado, caso não esteja clicar com o botão direito do mouse e 'Iniciar'
Caso ocorra o erro 1058 ao iniciar o serviço, realizar os processos abaixo:

Se a falha ocorre no servidor

1- Para a correção desta falha deve reiniciar o serviço Prosoft Licenciamento.

Corrigir a UNC do Servidor 

2- Para corrigir a UNC no ambiente mono usuário verifique o procedimento do conhecimento I139-Como verificar a chave UNC - ambiente monousuário

3- Para corrigi a UNC no ambiente multi Usuário verifique o procedimento do conhecimento I138 - Como verificar a chave UNC no ambiente multi usuário


Se a falha ocorre nas estações

Reinicie o serviço do Prosoft Licenciamento no SERVIDOR

Comunicação entre estação e servidor

1- Acesse o menu Iniciar > Executar

2- Digite CMD e clique em [Ok].

Realize testes de comunicação entre a estação e o servidor:

3- No Prompt de Comando digite ping nome do servidor e tecle Enter

4- Verifique se a comunicação ocorre normalmente.

5- Prompt de Comando digite ping IP do servidor e tecle Enter

6- Verifique se a comunicação ocorre normalmente conforme exemplo abaixo:

7- Verifique se as portas 80 ou 8080 estão liberadas no firewall.

8-Verifique senão existe o serviço Prosoft Licenciamento instalado em uma das estações, caso exista é necessário remover o serviço. Apenas o servidor deve possui o Serviço Prosoft Licenciamento. 


As portas devem estar liberadas tanto nas estações como no servidor.
Obs.: Alguns aplicativos, como o Team Viewer, utilizam a porta 80 e isso pode bloquear a comunicação do Prosoft Licenciamento, fazendo com que o erro ocorra nas estações.

• Verificar a chave UNC nas estações:

1- Clique na barra de pesquisas e Digite “regedit”

2-Acesse o editor de registro

Para Windows 32 bits: Hkey_Local_Machine\Software\Prosoft\DIR_P

Para Windows 64 bits: Hkey_Local_Machine\Software\WowNode3264\Prosoft\DIR_P

Nas estações, dentro da subpasta DIR_P deve existir apenas uma chave: (Padrão)

A chave UNC deve existir apenas no servidor, caso alguma estação possua a chave UNC, solicite ao seu técnico de informática que exclua somente esta chave.

Caso exista a chave UNC nas estações:

1- Clique com o botão direito do mouse sobre a chave

2- Clique na opção “Excluir”

3- Reinicie o serviço do Prosoft Licenciamento

4- Desative o antivírus temporariamente para que possa verificar se o mesmo esta barrando a conexão.

Verifique se no antivírus possui algum firewall, que possa bloquear a comunicação entre serviço e estação para reconhecer o serviço licenciamento.

5- Clique sobre a pasta Prolic.

Para Windows 64 Bits - HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Prosoft\ProLic

Para Windows 32 bits - HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Prosoft\ProLic


6- Realize novos testes de acesso ao Prosoft, caso a falha persista siga para o próximo passo. 

• Definindo o servidor de licenciamento

Caso seja solicitado nome ou endereço IP e porta do servidor de licenciamento, informar os dados e realizar novos testes.

Exemplo: substituir localhost:80, por nome do servidor:80

Realize novos testes de acesso ao Prosoft, caso a falha persista siga para o próximo passo.

• Verificando o Log de eventos no Servidor

1- No servidor, solicite ao TI da empresa que acesse o menu Iniciar

2- Clique com o botão direito do mouse sobre a opção Computador e escolha a opção Gerenciar:

No Windows Server 2008, é necessário adicionar pelo MMC, consulte o ID 3464, que demonstra como adicionar o console.

3- Na janela Gerenciamento do Computador acesse: Visualizador de eventos > Logs de Aplicativos e Serviços > Prosoft Licenciamento Log

4- Verifique a última falha apresentada do Log


Exemplo de falha na UNC

5- Caso o erro retornado apresente o código 8007007e, indica que pode haver problemas nos componentes utilizados pelo Prosoft. para solucionar falhas de componentes siga os seguintes procedimentos:

Realize a instalação do instalador de componentes:I443-Instalação de componentes versão 6 - ambiente terminal service (TS)

Caso a falha persista, force a cópia e registro de componentes: I449-Como utilizar a ferramenta de atualização de componentes por máquina (ATS por máquina)

• Casos em que o erro ocorre somente na estação

1- Desative o firewall do servidor e da estação.

2- Verifique se o Domínio da estação está no mesmo Domínio do servidor, através das Propriedades do "Meu Computador".


(Não remova esse quadro)
JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.