Skip to main content
Skip table of contents

I509 - Como voltar o Backup da base SQL “Prosoft” para restaurar os dados do e-Social e Reinf

Autor do artigo: atualizado por Joao.Fonseca

(Não remova esse quadro)


Qual o objetivo?


Demonstrar os procedimentos a respeito da volta de backup da base do SQL Prosoft com o intuito de restaurar os dados do e-Social e Reinf.

Se foi realizado uma troca ou formatação do servidor Prosoft e trata-se de uma instalação nova do Prosoft e já exista um banco de dados do Esocial e Reinf criado, é possível fazer o restore da base,

Importante: antes de fazer o retorno do backup é necessário que tenha concluído a Instalação do SQL Prosoft conforme as instruções do conhecimento a seguir: I507 - Instalação do SQL Prosoft para ativação do Esocial e Reinf no Prosoft

Como efetuar o procedimento?


1 - O caminho padrão da base SQL é C:\SQL2014\Dados. Se neste caminho não existir as pastas, crie-as vazias.

2 - Acesse o Sistema Prosoft. Vá em Parâmetros Gerais > Rotinas Auxiliares > Criação/Atualização da Base de Dados > Opções > Reprocessar atualização da base.


3 - Indique a versão 160 a ser reprocessada. 

Isso fará com que os arquivos prosoft.mdf e prosoft_log.ldf sejam criados na pasta Dados.



4 - Renomeie os arquivos prosoft.mdf e prosoft_log.ldf novos que foram criados.

Caso não consiga renomear os arquivos do SQL, pare o serviço de SQL Server na lista de serviços locais do Windows . Neste exemplo, o serviço é o SQL Server (WOLTERSKLUWER).


5 - Cole na pasta Dados os arquivos prosoft.mdf e prosoft_log.ldf que estavam no backup. Inicie o serviço do SQL Server.


6 - Caso tenha instalado o SQL por uma instância separada da própria Microsoft, deve ser localizado o caminho de instalação da instancia padrão. Geralmente o caminho é:  C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server\MSSQL12.NomeDaInstanica\MSSQL\DATA. Onde MSSQL12.NomeDaInstancia é o nome da instancia definida pelo técnico.

7 - Renomeie os arquivos prosoft.mdf e prosoft_log.ldf novos que foram criados junto com a criação da Base SQL. Caso não consiga substituir os arquivos do SQL, pare o serviço de SQL Server na lista de serviços locais do Windows.

8 - Cole os arquivos prosoft.mdf e prosoft_log.ldf que estavam no backup.


Inicie o serviço SQL Server de sua instância.


Retorno de Backup SQL arquivo .BAK

Caso o servidor não possua o programa SQL Management Studio instalado, será necessário baixar o programa no site da Microsoft e seguir o processo de instalação, para isto siga o passo a passo da base de conhecimento: Como Baixar e Instalar o SSMS - SQL Management Studio 
Observação: Por se tratar de um programa de terceiros, a instalação deve ser realizado pelo TI da empresa.

Caso o backup que realizado no servidor antigo esteja na extensão .bak (quando realizado pela ferramenta do SQL Server Management Studio) deve-se realizar o passo a passo da base de conhecimento: I886-Voltar backup no SQL de arquivo .bak

9 - InicieSSMS (SQL Server Management Studio) e conecte-se à instância do SQL Server que foi instalado o banco do e-Social e Reinf.

10 - Clique com o botão direito do mouse no Bancos de Dados e clique em Restaurar Banco de Dados... .

11 - Clique em Dispositivo: e, em seguida, clique nas reticências (…) para localizar o arquivo de backup.

12 - Clique em Adicionar e navegue para o local do arquivo .bak. Clique no arquivo .bak e em OK.

13 - Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Selecionar dispositivos de backup.

14 - Clique em OK para restaurar o backup do banco de dados.

Execute um teste no Prosoft acessando as rotinas do sistema.


(Não remova esse quadro)
JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.