Skip to main content
Skip table of contents

I54 - Erro 3014 no acesso ao GAP na Estação

Autor do artigo: atualizado por Joao.Fonseca

(Não remova esse quadro)



Quando a falha ocorre?


Ao acessar o Gerenciador de Aplicativos Prosoft na estação, é evidenciado a mensagem: 

“Falha ao tentar verificar versões do arquivo. 3014 - Falha ao abrir o arquivo "?:\Prosoft.win\Gapversão.btr" Erro não documentado. (Rotina: CriarAbrirGapVersão)”.

ou

“Falha imprevista na rotina VerificarVersoes

Número: 3014

Descrição: Falha ao abrir o arquivo ‘C:\Prosoft.win\GAPVERSAO.BTR’:

Erro: não documentado. (Rotina: CriarAbrirGapVersao)” 



Como corrigir?


A situação ocorre devido à falha na comunicação do Pervasive Client da estação com o Pervasive Workgroup/Server do servidor, muitas vezes por falha de ambiente.

Na maioria dos casos quando ocorre o erro 3014 apenas na estação, o motivo é falha de ambiente.
Caso os procedimentos deste conhecimento não resolvam será necessária uma análise de ambiente pelo TI da empresa ou Canal Regional.

1- Na barra de pesquisas do Windows digite: PCC e acesse a aplicação PSQ Control Center & Documentation


2- Acesse Configure MicroKernel Router


3- Desmarque a opção Use Local Microkernel Engine e deixe selecionada apenas a opção Use Remote Microkernel Engine.


5- Solicite ao TI da empresa que faça a liberação das portas 3351 e 1583 (ambas TCP) no ambiente.

I09 - Como liberar portas no Firewall

6- Na barra de pesquisas do Windows digite: Serviços

7 - Localize o Serviço Pervasive PSQL Client Engine e clique em Reiniciar.


Caso não exista o serviço do Pervasive, será necessário reinstalar o mesmo na máquina como serviço.

9- Realize os seguintes procedimentos: 

I23-Instalação do Pervasive 11.30 Client

I39-Atualização do Pervasive 11.30 Client


(Não remova esse quadro)
JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.