Skip to main content
Skip table of contents

I974 - Falha ao conectar ao Servidor Referência/Erro: 79900002

Autor do artigo: João Fonseca

(Não remova esse quadro)



Quando a falha ocorre?


Ao validar a conexão com o servidor em Configuração Servidor SQL nas estações, é evidenciada a falha:

Como corrigir?


1 - Verifique no servidor se o Serviço referente a Instancia e ao SQL Browser estação inicializados.

2 - Caso não estejam efetue a inicialização de ambos serviços e efetue um novo teste


Erro ao iniciar o SQL Browser


3 - Caso ocorra erro ao inicializar o SQL Browser, em Configuração Servidor SQL aponte a porta utilizada pela instância SQL

4 - No exemplo em questão é visto que a porta utilizada pela instância é 1433.


Como verificar a Porta utilizada e configurar a Instância no SQL Server Configuration Manager


5 - No SQL  Server Configuration Manager, selecione a Instância utilizada e habilite a opção TCP/IP, conforme destacado no print

6 - Em IP Addresses, aponte a porta 1433 na opção IPALL > TCP Dynamic Ports

7 - Em seguida reinicie o serviço referente a instância para que a configuração seja aplicada

(Não remova esse quadro)
JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.