Skip to main content
Skip table of contents

I469-Erro 3103 - Ao abrir o GAP

Quando a falha ocorre?



mceclip0.png







O erro aqui reportado ocorre devido a bloqueio de portas no servidor. As portas responsáveis para o funcionamento do Prosoft são 1583 e 3351 (portas responsáveis pela comunicação com o Banco de Dados).


Como corrigir:


 Teste de comunicação:

Importante: É necessário que o recurso Telnet esteja ativado na máquina para testar a comunicação nas portas 3351 e 1583.

1- Acesse o Menu Iniciar do Windows, digite cmd e clique em Ok, caso não seja apresentada a opção, pressione no teclado as teclas Windows + R.

mceclip1.png













2- Digite o seguinte comando:

Em nosso exemplo o nome do servidor é maq-014.

telnet [nome_do_servidor] 3351 e pressione Enter.

mceclip4.png














O mesmo procedimento tem que ser realizado também para a porta 1583.

telnet [nome_do_servidor] 1583 e pressione Enter.

mceclip5.png















Caso seja apresentada a tela abaixo, a conexão esta funcionando normalmente.

mceclip6.png















3- Caso seja apresentado mensagem de falha de conexão conforme tela abaixo é necessário entrar em contato com o responsável de TI da empresa para liberação de portas no firewall ou Proxy existente na rede.

mceclip7.png















Teste de Ping:

5- No servidor, realize um teste de ping com a estação. Clique em Menu Iniciar do Windows, digite CMD clique no Enter.

6-Na janela do Prompt de comando, digite ping -4 + o nome do servidor.

Exemplo: ping -4 maq-097

mceclip8.png















7- Verifique o IP que foi retornado, corresponde ao endereço correto.

Importante: Este passo é recomendado que seja executado pelo responsável de TI da empresa, pois exige conhecimentos técnicos da infraestrutura adotada pela empresa.

8- Verifique se o serviço do Pervasive está iniciado no servidor.

Para maiores informações, acesse:

I456 - Como Iniciar/Reiniciar o Serviço do Pervasive

Liberação de Portas de Conexão do Pervasive:

9- Libere na rede as portas 3351 e 1583 (TCP).

Obs.: Realize esse procedimento junto ao seu T.I


JavaScript errors detected

Please note, these errors can depend on your browser setup.

If this problem persists, please contact our support.